Aqui estão as principais opções de destinos de viagem no Brasil. Dividi esta seção por região, assim fica mais fácil para você planejar sua rota de viagem pelo Brasil. Na minha opinião, esses lugares são absolutamente os melhores do Brasil. Qualquer um desses destinos é motivo suficiente para planejar uma visita ao Brasil!
Região Norte
1. Manaus
Se você quiser ir para o Norte, seu vôo provavelmente pousará em Manaus, capital do estado do Amazonas. Lá você encontrará o MUSA — Museu da Amazônia, o Teatro Amazonas e outros marcos históricos. De Manaus, você também pode pegar um barco para ver o “Encontro das Águas” (português: Encontro das Águas), a confluência entre o escuro Rio Negro e o rio Amazonas, de cor arenosa clara, ou Rio Solimões.
Manaus também é a porta de entrada para a floresta amazônica e há infinitas opções de passeios para cada tipo de orçamento de viagem.
2. Presidente Figueiredo
Uma pequena cidade ao norte de Manaus, Presidente Figueiredo abriga mais de 100 cachoeiras e é o lugar perfeito para um ávido entusiasta de atividades ao ar livre. Contém parte da Reserva Biológica do Uatumã, unidade de conservação de proteção integral, e também abriga cerca de 2% da Área de Proteção Ambiental da Margem Esquerda do Rio Negro, unidade de conservação de uso sustentável.
3. Alter do Chão
Alter do Chão é, na minha opinião, um dos melhores lugares do Brasil. Esta praia paradisíaca no meio da Amazônia é um dos distritos administrativos da cidade de Santarém e recebeu a atenção dos brasileiros por volta de 2017, quando o Ministério do Turismo o declarou um destino com potencial.
Alter do Chão está localizada à margem direita do rio Tapajós, no estado do Pará. Comumente chamada de “Caribe da Amazônia” por suas praias de areia branca, águas cristalinas e clima descontraído, Alter do Chão é um lugar relaxante para passar alguns dias na Amazônia. Durante os finais de semana, os moradores de Santarém e de outras cidades próximas vêm em busca de festas, cerveja, churrasco, música e dança.
4. Jalapão
O Jalapão é uma reserva nacional no estado do Tocantins, famosa por suas paisagens dramáticas com grandes dunas de areia laranja, imponentes formações rochosas e rios e riachos límpidos.
A região é um destino popular para turismo de aventura e ecoturismo. A maior parte dos atrativos do Jalapão estão localizados nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. A região do Jalapão tem uma área de 34 mil quilômetros quadrados e é parada obrigatória para quem viaja ao Brasil.
5. Ilhas Anavilhanas e Parque Nacional
A aproximadamente 100 km de Manaus, no Rio Negro, você encontrará um dos ambientes mais singulares do planeta: o Arquipélago de Anavilhanas. Este é um complexo de mais de 400 ilhas no meio da Amazônia que constitui o maior grupo de ilhas fluviais imaculadas do mundo!
O Parque Nacional de Anavilhanas abrange o arquipélago e faz parte do Patrimônio Mundial. Na época da seca (de Setembro a Fevereiro), pode desfrutar das belas praias de areia branca, ou “prainhas”, espalhadas por todo o arquipélago. Na época das chuvas (de março a agosto), é possível realizar passeios de barco entre as ilhas e nadar em riachos cristalinos.
Você também pode explorar o Parque Nacional do Jaú na região.
Bônus para região Norte: Participe do Festival Folclórico de Parintins
Realizado todos os anos no final de junho e atraindo pessoas de todo o mundo, a cidade de Parintins (AM) realiza um festival único com música tradicional, dança, folclore e comida local. O tema principal do festival é o ‘Boi Bumba’, uma batalha entre dois grupos que representam os lendários touros, “Caprichoso” e “Garantido”.
Você não verá fantasias como as do Festival Folclórico de Parintins em nenhum outro lugar do mundo. Não se parecem em nada com os do Carnaval do Rio, já que a atmosfera geral e a música do Festival Folclórico de Parintins são totalmente únicas.
A festa começa em um porto onde chegam milhares de barcos com turistas ansiosos para participar de uma das maiores festas folclóricas do Brasil. Se você está no Brasil na época do Festival Folclórico de Parintins e gosta de conhecer a cultura local, certamente vale a pena fazer a viagem.
Região Nordeste
Dica profissional: Existem muitos voos baratos de Portugal para a região Nordeste do Brasil. Experimente procurar voos de Lisboa ou Porto para Salvador, Recife, Fortaleza ou Natal e ficará agradavelmente surpreendido!
6. salvador
O carnaval baiano acontece em fevereiro e é uma das maiores festas do Brasil.
Se você comparecer, ouvirá (e provavelmente dançará) o melhor da música afro-brasileira que o Brasil tem a oferecer. Salvador é a capital da Bahia e o centro africano da América do Sul. O Carnaval da Bahia celebra tudo o que é africano na região, o que o diferencia do Carnaval do Rio de Janeiro.
Salvador é famosa pelas excelentes vistas do pôr do sol… então reserve um tempo para explorar e encontrar o seu favorito! Não deixe também de visitar o famoso miradouro do Elevador Lacerda. A Ponta do Humaitá e o Museu de Arte Moderna da Bahia são outras atrações populares. Caminhe pelo bairro do Pelourinho e experimente a comida local e a cachaça (uma bebida alcoólica local feita de cana-de-açúcar). Por fim, não deixe de visitar o Farol da Barra e a tranquila praia de Stella Maris!
7. Recife
Recife é um centro de cultura e lazer da região Nordeste do Brasil. É também o principal centro teatral, gastronômico e médico da região. Do belo Recife Antigo aos diversos pontos turísticos com rios, pontes, praias, Recife tem muito a oferecer.
Recife é uma das cidades brasileiras mais visitadas durante a Festa Junina e o Carnaval. O Carnaval do Recife é uma das maiores festas do ano no Brasil. A música frevo é o estilo de música folclórica mais famoso e popular associado à região Nordeste do Brasil. Originário do Recife, o Frevo envolve o desfile de blocos carnavalescos (bandas de rua) tocando gêneros musicais variados, como maracatu, forró e até música eletrônica. Você pode visitar o Museu do Frevo em Recife para conhecer mais sobre a história desse símbolo cultural.
Outro destaque do Recife é o Instituto Ricardo Brennand, instituição cultural do Recife que compreende um museu, uma galeria de arte, uma biblioteca e um grande parque. O museu possui uma coleção incrível de arte de todo o mundo. Também vale a pena visitar o Parque das Esculturas, parque construído sobre um recife em frente ao Marco Zero do Recife. O Parque das Esculturas é um lugar único que certamente irá surpreendê-lo quando visitar Recife.
8. Jericoacoara e Fortaleza
De Recife você pode encontrar transporte para Jericoacoara, uma cidade sem carros que fica a 300 km de Fortaleza (capital do Ceará, foto acima).
Jeri, como a chamam os cariocas, é Parque Nacional desde 2002, por isso é proibida a construção de rodovias e estradas – bem como qualquer tipo de pavimentação. Jeri é composta por lagoas azuis, mar calmo e enormes dunas, e foi recentemente eleita pelo The Washington Post como uma das praias mais bonitas do mundo. A maioria dos visitantes chega de Fortaleza e troca de veículo em Jijoca, cidade mais próxima de Jeri com estradas asfaltadas.
Região Centro-Oeste
9. Brasília
Se você quiser conhecer a região Centro-Oeste do Brasil, seu voo pousará em Brasília, Goiânia ou Palmas. Brasília é o terceiro aeroporto mais movimentado do Brasil. Localizada no topo do planalto brasileiro, Brasília é também a capital federal do Brasil e sede do governo do Distrito Federal.
Alguns dos principais marcos de Brasília incluem a Catedral, a Biblioteca Nacional e prédios governamentais. O Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília também é uma boa visita.
10. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
De Brasília ou Goiânia você pode pegar um ônibus ou um passeio organizado para conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em Goiás!
A Chapada dos Veadeiros é Patrimônio Natural Mundial da UNESCO por ser uma excelente área de preservação do Cerrado brasileiro – um dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversificados do mundo.